top of page

A infantil postura de responsabilizar os outros

Relações acabam todos os dias, isso é algo profundamente normal. Com exceção da vida, tudo começa e acaba um dia, é natural esse processo. Porém, a maneira como acaba é que precisa ser avaliada e estudada por nós. Um dos erros mais terríveis que alguém pode cometer nas relações é responsabilizar o outro por seu desfecho, ou mesmo pelo sofrimento experimentado nelas. É um comportamento extremamente prejudicial ao crescimento interno, à maturidade e prosperidade também. Porque cada experiência que vivo com alguém é sempre uma oportunidade de me conhecer e também compreender minhas fraquezas. O outro é espelho de mim, na minha experiência. Ele é o que é, por conta das escolhas que faz dentro da própria existência. Mas, na minha experiência, ele é um espelho de mim.



Aceitar isso já é complicado. As pessoas não aceitam, porque preferem se sentir vítimas da atitude do outro. É mais cômodo vestir essa crença ao invés de assumir que aquela pessoa entrou na minha vida porque houve alguma similaridade vibratória comigo. Do contrário, não entraria em fase e não haveria relação. Supondo que você tenha aceitado isso, quero que compreenda que as vivências ao lado das pessoas estão refletindo algo seu. O que é bom e o que é ruim também. E o que é ruim vem pra mostrar um lado ignorante, imaturo, desregrado que precisa ser lapidado para o seu benefício. De repente, estabelecer limites, não confiar tanto nos outros, não se doar demais, parar de querer ser Messias dos amigos, né Vinícius? Eu não sei qual é a lição a ser extraída nas relações que você vive e nos desafios com elas.


Eu citei meu nome porque aprendi essa lição e não tem muito tempo. Eu sou o tipo de pessoa que gosta de ajudar os amigos, as pessoas no geral. Só que a gente precisa saber até onde ajuda. Eu já passei dos limites algumas vezes e depois, o outro lado esperou demais de mim e quando eu não fui um correspondente à expectativa alheia, virei o ruim da história. Pois é, agora, eu vou responsabilizar a pessoa por isso? Não, ela vê a vida como quiser, é problema dela. Eu vou procurar em mim quais são as brechas pra esse tipo de situação chata e mudar. E eu aprendi a lição, não ser terapeuta de amigo, não ser messias de ninguém, fim. Não vou ter mais esse tipo de problema, porque entendi o recado. E você, entendeu suas lições? Que tal pensar nisso hoje?


Luz e Bênção!

Vinícius Francis :-)

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page